Pela primeira vez, o Descubra UFSM acontece em um formato totalmente virtual. O principal evento de divulgação da universidade para a Educação Básica chega em sua sétima edição e teve de se reinventar por causa da pandemia do coronavírus.
O Descubra é uma porta de entrada para que estudantes do ensino médio de toda a região conheçam as possibilidades que a UFSM oferece atualmente na educação superior. A edição online começou nesta segunda e segue até 18 de dezembro. A abertura, com apresentação do curso de Dança, aconteceu às 10h. O espaço virtual proporcionará mais de 160 lives, bate-papos, tour virtual pelo campus, entre outras atrações.
Um dos momento mais agurdados pelos estudantes costuma ser o tour de ônibus pelo campus. Neste ano, o tour vai ser virtual pelos quatro campi (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul) com apresentação de fotos e vídeos dos principais projetos e atividades de cada cidade para o estudante se sentir "passeando" virtualmente em cada campus.
- Preparamos, ainda, uma sequência de lives com todos os cursos de graduação e também cursos técnicos. Além disso, preparamos plataforma interativas, para que o estudante da educação básica pudesse ter um manancial completo na internet, com vídeos, fotos e site dos cursos. A programação tem também um bate-papo sobre escolhas profissionais, para ajudam quem ainda está em dúvida - afirma o pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch.
Segundo o pró-reitor, foi desafiador recriar na internet o ambiente encontrado no Descubra presencial. Apesar disso, a instituição já pensa em, edições futuras, seguir um formato híbrido:
- Foi completo adaptar as tecnologias, mas tentamos fazer este Decubra o mais fidedigno possível. Vamos trabalhar, para, no futubro, fazer as edições híbridas: com o evento presencial de visitação, mas também com lives na internet para atingir aquelas pessoas que moram longe e nao conseguem se deslocar
Em 2019, 27 mil pessoas passaram pelo campus da UFSM durante os três dias de evento. Neste ano, o objetivo é alcançar o mesmo público ou até mais pessoas pela internet.